Projeto Resgatando a Inocência

Associação Novo Tempo

Tem como principal objetivo minimizar o número de crianças e adolescentes em situação de risco social através da educação, pois a instituição percebe a educação como um importante agente na prevenção à pobreza e violência na cidade. Oferecer apoio escolar e horas de atividades sócio-educativas são as principais estratégias adotadas. Possibilitar que crianças e adolescentes sonhem com uma perspectiva de futuro mais promissora e tenham maiores chances de uma melhor qualificação profissional.
O “Projeto Resgatando a Inocência” desenvolve atividades sócio educativas como: reforço escolar, oficinas de leitura, jogos educativos, futebol, tênis de mesa, ética e cidadania, música, espanhol,inglês, informática, teatro, dança, artesanato. Desenvolve ainda atividades extras como: passeios e eventos culturais, palestras educativas influenciando positivamente no comportamento, auto-estima e intelectualidade dos alunos, aumentando o desempenho escolar dos mesmos.
As intervenções realizadas com crianças e adolescentes são mais eficazes quando envolvem toda a família, por isso são organizados encontros e palestras para os pais, com temas como planejamento familiar, saúde e higiene, educação dos filhos, valores morais, cidadania, drogas e sexualidade.

 

Durante o ano promove festas e eventos em datas comemorativas, tais como, Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Dia das Mães e Dia das Crianças visando à integração de seus usuários. No final do ano, promove, em parceria com a sociedade civil, o “Natal Solidário”, no qual cada colaborador “adota” uma criança e a presenteia com uma cesta de Natal, contendo roupa, calçado e brinquedo. Para muitas destas crianças esta é a única data do ano na qual recebem presentes.
Critérios de Seleção
 
O Projeto Resgatando a Inocência é direcionado as crianças e adolescentes de 07 a 17 anos e 11 meses.
Podem participar as crianças e os adolescentes que estão regularmente matriculados na escola e que têm a caderneta de vacinação em dia. É necessário que os pais ou responsáveis pelo aluno preencham uma ficha de inscrição, dando a anuência para que o mesmo possa participar. Algumas vagas estão automaticamente garantidas para aqueles que já participam do projeto regularmente e que queiram nele continuar. Para o aluno que participa das atividades esportivas desenvolvidas pela associação, é solicitado um atestado médico que o declare apto a realizar atividades físicas.

Fotos dos Trabalhos

Páscoa de 2012
Oficina do Chocolate
5° Ano Resgatando a Inocência
Dia das Crianças 2012